Ilha de São Jorge

A Ilha de São Jorge, situa-se no centro do Grupo Central do Arquipélago dos Açores. Encontra-se a 37 km da Graciosa, a 20 km do Pico, a cerca de 40 km da Terceira e a 30 km do Faial. A sua localização privilegiada permite-lhe ser observada das restantes ilhas do Grupo Central, proporcionando ao visitante, mais do que qualquer outra ilha, a impressão forte de pertença a um arquipélago.

A ilha tem características singulares que começam por se manifestar na forma muito alongada que apresenta, alcançando cerca de 60 km de comprimento para apenas cerca de 7 km de largura máxima. Vista ao longe, a silhueta alta desta ilha faz lembrar, como notou Raul Brandão (As Ilhas Desconhecidas, 1926), o dorso de um grande animal à tona de água. Nos seus dois extremos, é completado por dois ilhéus: a poente, o Ilhéu do Canalhoto, e a nascente o Ilhéu do Topo.

Na sua área aproximada de 246 km2 vivem cerca de 9.500 habitantes, sendo os principais municípios Velas e Calheta.

Esta ilha é atravessada por uma cordilheira montanhosa que atinge a altitude máxima de 1 053 metros, no Pico da Esperança. A costa é em geral rochosa, com arribas altas e escarpadas.

A grande particularidade desta ilha são as Fajãs, quase todas habitadas mas de acesso muito difícil. Na costa Norte, destacam-se as Fajã do Ouvidor, Fajã da Caldeira de Cima, Fajã da Ribeira da Areia, Fajã dos Cubres e Fajã da Caldeira de Santo Cristo. Na costa Sul, as mais importantes são a Fajã dos Vimes e a Fajã de São João.

A sua origem está ligada um vulcanismo fissural promovido pela expansão da crosta do Atlântico e está associada a uma falha transformante que vai desde a CMA até a ilha de São Miguel – a Falha de São Jorge.

Foi assim esta ilha criada por sucessivas erupções vulcânicas em linha recta, de que restam crateras. A sua plataforma central tem a altitude média de 700 metros, descendo muitas vezes quase a pique desde essa altitude até às fajãs junto do mar. Possui alguns locais uma costa altamente escarpada e quase vertical, sobretudo a norte.

Está situada a 28º 33’ de longitude Oeste e a 38º 24’ de latitude Norte.

O clima como nas restantes ilhas do grupo Central, é moderado, com temperaturas médias anuais oscilando entre 12°C (53°F) e 25°C (77°F).